Data: 27/02
Esse é quase um mantra que usamos quando falamos em segurança da informação.
Toda vez que você usar um produto ou serviço, especialmente os digitais, os seus dados pessoais são o produto que será vendido ou compartilhado com os parceiros comerciais daquela empresa.
Nesta última semana estourou mais um escândalo de venda de banco de dados pessoais.
Desta vez foi a Avasti, conhecido provedor de antivírus “gratuito” muito usado no Brasil e no mundo.
Segundo apurações da Comissão Federal de Comércio (FTC), que seria o equivalente ao nosso Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Avasti coletava dados dos clientes por meio do software antivírus e os vendia para empresas de publicidade.
Foram apuradas vendas para mais de 100 empresas de publicidade.
A venda de dados pessoais viola diretamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) , tanto que a primeira multa que foi aplicada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) à uma Microempreendedora Individual (MEI) , foi justamente por essa prática, escrevemos um artigo a esse respeito, clique aqui para ler o artigo.
Em resposta às acusações, a Avasti informou que encerrou suas atividades voluntariamente em 2020, como se isso a eximisse de responder pelas violações e danos causados aos usuários do mundo inteiro.
Este artigo serve de alerta, toda vez que você usar um app ou programa gratuitamente, seus dados serão o produto e sua segurança e privacidade estarão em risco.
Se não pode pagar, não use, essa é forma mais fácil de não ter seus dados vendidos ou compartilhados indevidamente.
Sabemos que ler políticas de privacidade e termos de uso é chato, mas é necessário.
Se você lesse esses documentos não colocaria sua segurança em risco.
Para ilustrar esse tema tão importante, recomendo fortemente que assista um episódio da série Mirror, disponível na Netflix, chamado “Joana é horrível” ou no original “Joan is awful”. O episódio retrata que, por não ler os termos de uso de um app, Joana tem sua vida transformada em um reality show sem seu conhecimento e sem possibilidade de cancelamento.
E se isso acontecesse com você, porque você aperta o botão “aceito” em qualquer banner que aparece na sua tela, sem nem saber o que aceitou?
Com certeza você já fez isso. Vale a reflexão.
A segurança dos nossos dados depende de nós e de nossas atitudes, mas principalmente depende de nosso conhecimento sobre o tema.
Em um mundo cada vez mais virtual, conhecer mais profundamente sobre o tema é a diferença entre ter ou não seus dados e sua privacidade protegidos.
Fonte: Contábeis